quarta-feira, 13 de março de 2013

Estágio e formação docente

O estágio oferece experiências e aprendizados essenciais para a formação dos docentes, pois através dele vivenciamos situações reais, podemos praticar as teorias estudadas e em todas as atividades que realizamos, sejam elas breves ou complexas, percebemos que cada uma tem um grande valor para a nossa formação. Com a convivência com outros docentes temos a oportunidade de trocar experiências e adquirir novos conhecimentos, e nos tornamos melhores profissionais.
Ao se tornar professores, muitos pensam que o estudo e o aprendizado chegaram ao fim, pelo contrário, o aprender é eterno. O professor aprende com o aluno, ao mesmo tempo em que o ensina, além do mais, o docente precisa continuar a pesquisar, conhecer a sociedade em que está inserido e os seus alunos, para que suas atividades e métodos de ensino respeitem o processo de desenvolvimento de cada um.
Na Educação Infantil, o professor precisa trabalhar com o corpo, o movimento da criança, e a psicomotricidade no mostra que essas atividades, através dos jogos, das brincadeiras, do lúdico, a criança desenvolve o seu aspecto cognitivo, físico e afetivo, com isso a criança passa a conhecer seu corpo e suas limitações, se preparando para novos conhecimentos.
Durante o processo de estágio, percebemos que durante essas atividades a criança demonstra ser ativa, que constrói o seu conhecimento a partir das experiências vividas. No processo de ensino/aprendizagem a participação do professor e do aluno é fundamental, para que ambos possam aprender e ensinar através da troca de experiências, da participação e dedicação.
Ao longo de toda nossa vida docente precisamos nos renovar, pesquisar, estudar e ampliar nossos conhecimentos: a prática docente deve seguir as teorias, que não são somente textos, mas estudos que contribuem para o desenvolvimento da educação e a nossa formação contínua é feita através de cursos, aperfeiçoamentos, palestras, mas principalmente da experiência e vivência com outros docentes e com nossos alunos, que têm muito para nos ensinar.



Bibliografia consultada
Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século X XI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

Texto postado para a Atividade Integrada do Módulo 18 – Universidade Metodista
Jaqueline Marcondes dos Santos (RM: 196450)
Marco Antonio Ramos Pinto (RM: 197879)
Maria Eduarda Alvarenga Frazili (RM: 196711)
Regiane Justino Salles (RM: 196454)

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